Quarta-feira, 14 de Março de 2007

O seu gato arranha e destrói a mobília

Aprenda como lidar com esta situação...


O seu gato arranha e destrói a mobília?

Os gatos não são maus nem têm a intenção de destruir quando cravam as unhas nos seus cortinados ou no seu sofá favorito. O que eles estão a fazer é a retirar tecido morto das unhas, exactamente como nós usamos uma lima para arranjar as nossas. Outra das razões que os leva a arranhar alguns objectos é a marcação do seu território, o que conseguem espalhando o seu cheiro através das glândulas existentes nas patas.

Para a marcação do seu território os gatos escolhem normalmente objectos mais com base no sítio onde encontram do que no material de que são feitos. Por exemplo, se o seu gato sentir a ameaça de outro gato que se passeia na frente da sua porta, provavelmente vai escolher para arranhar e "borrifar" um objecto que se encontre perto desse local, ou seja, na frente da porta.

Os gatos que saem de casa têm normalmente comportamentos mais destrutivos do que os que nunca saem. O mesmo acontece com gatos que são retirados às mães demasiado cedo.

Remoção das unhas

Talvez não haja procedimento que provoque mais controvérsia que a remoção das unhas de um gato através de intervenção cirúrgica. A operação cirúrgica, realizada com anestesia geral, envolve a remoção da unha e da porção de osso que contém a placa donde a unha cresce. Os veterinários de orientação médico/comportamentalista tendem a favorecer a remoção das unhas, enquanto que os de orientação comportamentalista /psicológica são contra. De facto, é um procedimento cruel, desnecessário e que pode provocar danos físicos e emocionais ao gato.

Alguns dos problemas físicos resultantes da remoção das unhas poderão ser:

  • dores no período pós-operatório, hemorragias e até mesmo gangrena.
  • dificuldade em cuidar de si próprio
  • dificuldade em trepar por não se conseguir agarrar. Logo, não pode subir às árvores para fugir dos cães e pode magoar-se ao tentar subir a sítios altos, pois como não se consegue agarrar, cai.
  • eliminação da sua capacidade de caçar

Qual é a alternativa à remoção das unhas?

Há maneiras mais humanas de impedir as destruições provocadas por um felino do que a remoção das unhas e os castigos corporais. Em vez disso tente implementar o seguinte programa:

Arranje alguns postes para o gato arranhar, brinquedos e um tapete para gato. Quando se gato estiver a arranhar o tapete ou os postes, preste-lhe atenção, olhe para ele, brinque com ele, afague-o. Dê-lhe um pouco de um alimento de que ele goste (queijo ou atum). Procure dizer sempre as mesmas palavras tais como: "óptimo, lindo gatinho".Não lhe preste muito atenção quando ele se encontrar longe do tapete ou dos postes.

Quando o apanhar a arranhar objectos indesejáveis, assuste-o com um "Scccchttt" "Não arranha".

Há várias maneiras de assustar um gato sem o magoar, tais como; molhar-lhe o focinho com uma pistola de água, ou com um borrifador ou usar um aparelho de ultra-sons. Também se pode conseguir dissuadir um gato de arranhar tornando os objectos repulsivos para o animal. Borrife os objectos (não o seu gato, claro…) com laca ou pimenta, ou cole fita adesiva de ambos os lados. Estas medidas devem ser complementadas com brinquedos e outros objectos que possam prender a sua (dele) atenção e que ele possa arranhar.

E lembre-se: os gatos arranham. É isso precisamente que fazem. E se não gosta que o seu gatinho arranhe a sua mobília, redireccione o seu comportamento, mostrando-lhe onde é que ele o pode fazer e satisfazer, assim, o seu instinto natural.

Afinal de contas, arranhar é um dos poucos prazeres da vida de que os gatos podem gozar. Não os privemos disso!
Fonte: VIVAPETS.COM

publicado por ne.jr às 11:10
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Animal não é um brinquedo...

. Dicas para que os animais...

. Este gato vai dar que fal...

. vejam...

. Como apresentar um cão a ...

. 10 Sinais que os Gatos fa...

. Criancinhas

. Curiosidades sobre gatos

. Factos e mitos acerca dos...

. Agressão felina

.arquivos

. Novembro 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds