Ao contrário do cão, que só conta com o nariz muito desenvolvido; o gato aplica os seus sentidos todos, porque todos eles são extremamente desenvolvidos.
Olhos - o gato não tem a necessidade de pestanejar, porque possui uma membrana (membrana nictitante), que mantem os olhos húmidos.
Os gatos conseguem ver tudo á frente e ao lado dos olhos, reconhecem o tamanho, a forma e a distância exacta dos objectos. Os gatos conseguem ver um objecto da mesma maneira, quer esteja a 2 ou a 6 metros, devido a uma espécie de "zoom" que conseguem aplicar. No entanto, não tem uma distinção de cores apurada. Só distinguem o preto, o branco, o azul, o verde, e misturam o amarelo com o vermelho.
Mas os gatos tem outra capacidade: a sensibilidade dos olhos permite a um gato ver perfeitamente um objecto a 10 metros na escuridão total, como se fosse de dia. É a dupla reflexão que faz com que os olhos dos gatos brilhem tanto na presença de luz, mesmo que seja pouca.
Cheirar - 200 milhões de células na garganta dos gatos permitem-lhes cheirar tudo. No palato, possuem um orgão especial para cheirar: o orgão de Jacobson.
Paladar - o gato distingue o sabor dos alimentos através de nervos que possuem na lingua. No entanto, só come o que cheira bem, e não o que tem um bom sabor.
Ouvidos - as orelhas são muito sensíveis a vibrações. Entre 20 hertz e 65 quilohertz, nada escapa ao gato! A mobilidade das orelhas permitem-lhes localizar com exactidão a proveniência de determinado som. O gato detecta ratos porque os ratos emitem ultrasons entre si, ultrasons esses que os gatos conseguem captar. Através dos sons, os gatos orientam-se. É graças aos sons familiares ou conhecidos e á sua memória imaginativa que os gatos conseguem re-encontrar os seus lares. Para este facto, utiliza també os cheiros conhecidos e as imagens que grava do que os olhos vêm.
Tacto e o 6º sentido - O gato possui por entre o pêlo os chamados pêlos tacteis, que não se situam só no bigode. E é nestes pêlos tacteis que provavelmente está a explicação para o facto de os gatos pressentirem tremores de terra, explosões vulcãnicas, etc..., porque os pêlos tacteis dos gatos notam a pressão do ambiente e alterações de temperatura. Este é, portanto, o misterioso sexto sentido do gato.
Estes pêlos tacteis situam-se á volta dos lábios e dos olhos.
Bibliografia - Gatos - companheiros de patas de veludo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Animal não é um brinquedo...
. Dicas para que os animais...
. Este gato vai dar que fal...
. vejam...
. Como apresentar um cão a ...
. 10 Sinais que os Gatos fa...
. Factos e mitos acerca dos...